O primeiro tabu que precisamos quebrar é de que automação é coisa de empresa grande. Essa afirmação é um mito, primeiro porque estamos na era da tecnologia em favor do negócio, e em segundo, porque todos os clientes procuram duas coisas: PRATICIDADE e EXPERIÊNCIAS POSITIVAS. 

Quando um paciente liga para sua clínica e não é atendido, é certo que ela procurará outra clínica! Sem contar que linha telefônica ocupada, ligação barulhenta ou de baixa qualidade, gera experiência negativa e consequentemente você pode perder uma consulta ou cliente.

Para começar a solucionar esse problema, você precisa se dar conta da importância do atendimento telefônico e do peso que ele tem no faturamento do seu negócio, só assim você terá a visão holística da situação. Quais soluções tecnológicas de automação podem ser adotadas para melhorar o atendimento telefônico da sua clínica? 

VoiceBot

Quem nunca pediu ajuda a Siri da Apple, a Cortana da Microsoft ou ao Assistent do Google? O neuromarketing explica que o uso da tecnologia inteligente eleva o conceito da marca no subconsciente dos consumidores e se sua empresa se mostrar tecnológica com certeza o cliente terá uma impressão positiva.

Ao ligar para sua clínica, o VoiceBot atende a ligação similar a um humano, o sistema é capaz de identificar o que o cliente está perguntando e oferecer as informações necessárias, outra vantagem é que as consultas podem ser marcadas através do VoiceBot. Exemplo:

– VoiceBot: Oi, bom dia, você ligou para a clínica Bem-Estar, em que posso ajudar?

– Cliente: Qual o horário de atendimento do doutor Glauco Rocha? 

– VoiceBot: O doutor Glauco Rocha atende de segunda à quarta das 10h às 13h, gostaria de marcar uma consulta?

– Cliente: Sim!

– VoiceBot: Ok, vou te passar para pessoa responsável por agendar, tenha em mãos o seu número de CPF para facilitar o agendamento.

Menus de Atendimento (URA)

A função da URA é oferecer um menu de atendimento antes que o cliente chegue até o operador, isso retém a ligação e filtra o atendimento. Mas para isso, alguns pontos precisam ser levados em consideração:

  • O primeiro é que o menu de atendimento não pode ser extenso;
  • A opção de falar com um humano precisa estar no primeiro menu;
  • E a gravação precisa ser audível!

Para montar uma URA receptiva e que mantenha seu cliente o ZIPY conta com métodos de análise da jornada do cliente facilitando para os gestores na tomada de decisão do melhor menu.

Lista de Espera

A forma mais simples é começar com uma lista de espera. Quando o cliente ligar, ele será informado qual a posição dele na lista de espera para ser atendido, outra vantagem dessa automação é que durante a espera, você pode disponibilizar uma gravação informativa sobre os horários de atendimentos da sua clínica, as especialidades disponíveis e outros. 

Para essas e outras tecnologias, o ZPIY pode ajudar o atendimento da sua empresa a se destacar no mercado melhorando a experiência de compra do seu cliente. Nossa equipe de vendas, desenvolvedores e suporte têm soluções sob medida para o seu negócio. Chegou a hora de inovar no atendimento telefônico ou ser engolido pela concorrência.

Por: Willams Ramos

Assistente de Marketing | Zênite Tecnologia